A GUERRA ESTÁ EM TODO O LADO - ATÉ AO PÉ DE TI

A "Guerra das Estrelas" é uma mini-série onde é disputado o imperador da Internet, da televisão e do comércio.


 

A GUERRA DAS ESTRELAS - 1ºepisódio

Hi5 a grande rede social que há cerca de dois anos atrás, era a atracção fatal dos jovens. Os tempos eram bons. Os comentários atrás de cometários. As fotos atrás de fotos porém uma maléfica rede social azul entrou no seu caminho. Rede social essa que encontra-se disponível para todos em http://www.facebook.com/.

O crescimento de fãs azuis levou oficialmente à instauração de uma luta "virtual".

Perder o império era algo impensável para o Hi5. Depois de ter destruído a concorrência (twitter e myspace) não era agora que uma redezinha iria o desfazer. Palavras essas que fizeram com que se metesse mãos à obra. É assim que nasceu as moedas. Agora podia-se comprar moedas para oferecer às namoradas, aos amigos, aos familiares ou até aos estranhos que se conhecia.
Porém a maldade era tanta que o facebook criou o chat, "dissolvendo assim atracção das moedas no hi5."

Meses. Meses foi a duração exacta que os jovens mantiveram as suas duas redes sociais activas mas a gota de água foi quando o Facebook passou da internet ao grande ecrã ("A rede social"). Para infelicidade da plataforma laranja, o Facebook ganhava terreno em todos os sentidos. Além de jovens que conquistava, o Facebook passou a ser rede social para adultos, para celebridades de todo o mundo e até mesmo para pessoas com mais idade. Essa populariedade desacandeou o fecho de milhões e milhões de contas da rede laranja.

Até hoje muitos são os poucos que são fieis à plataforma laranja, criando até mesmo organizações do tipo: "Sou das poucas pessoas que ainda tem hi5, e gosto" no próprio Facebook.


Até hoje o Hi5 é composto por menos de um quarto de um milhão ao contrário do Facebook que  conseguiu conquistar mais de 500 milhões de pessoas.


Até hoje o Hi5 é considerado "uma das redes sociais" e o Facebook é considerado "a rede social". Título esse que conseguiu roubar ao Hi5 num espaço de um ano.


Próximo episódio:
Destruída esse império branco e laranja, o Facebook passou a dominar a internet. Porém para ser o imperador é preciso mais sangue e o Google não estará para brincadeiras. Google vs Facebook - no próximo episódio.

A GUERRA DAS ESTRELAS - 2ºepisódio

A águia é os EUA e o dragão é a China

Os Estados Unidos da América antes de serem os EUA, eram pequenas colónias onde os americanos eram tratados como escravos ou entao como lixo. Através de cartazes e histerismo, as colónias transformaram-se num país independente. Em pouco tempo conseguiu chegar onde está hoje: forte, rico e muito poderoso.



Tudo isto para dizer que a história dos EUA pode-se comparar com a GOOGLE que começou também  de baixo e em pouco tempo ergueu-se. Porém tal como o famoso país do cinema, a concorrência apareceu, sendo dos EUA, a terra natal das lojas chinesas e a GOOGLE, a rede social azul.


O Google é considerado o império da internet pois está sempre nos bons e maus momentos dos jovens Quando esquecemos de fazer um trabalho, o Google disponibiliza inúmeros trabalhos para nós fazermos copy-paste e assim ter boa nota. É o Google que decide o nosso futuro.

Mas o Facebook está sempre nos momentos de carência, disponibilizando assim milhões e milhões de perfis de raparigas onde poderemos conhecer ou até mesmo casar um dia.

(Tal como aconteceu no interior episódio,  o Facebook ganhou terreno num espaço de pouco tempo. Além de jovens, a plataforma azul conseguiu conquistar adultos,celebridades de todo o mundo e até mesmo pessoas com mais idade.)


O Google não iria ser como o Hi5, uma redezinha que desistiu logo à primeira e sem margens para erro, organizou um plano infalível.
Aproximou-se do Youtube e em poucos meses, consegiu casar com ele, sem separação de bens, sendo o padrinho de casamento a Microsoft. O Youtube passaria a estar nas mãos do Google.


O Youtube e o Google juntos eram como a Beyonce e o Jaz-Z, o casal mais poderoso e mais bem pago na indústria da música. Tal como o Facebook, o Youtube era como uma segunda casa para os jovens, celebridades, adultos e ainda para alguns idosos.

Se um dos trunfos do Facebook era o número de utilizadores famosos, esse trunfo "dissolveu" já que essas mesmas celebridades conseguiram esse estatuto graças ao tão visitado Youtube. Por outras palavras, os famosos não iriam ficar contra o seu mentor informático pois poderia ser os seus fins.


Mais uma vez pôde-se verificar que o Google não é para brincadeiras. Com aliança entre a Microsoft e o Youtube, muita tinta ainda vai correr sobre quem será o próximo imperador da internet.

Enquanto houver professores a mandar trabalhos, o Google será sempre o imperador da internet mas enquanto houver carência e falta de entretenimento, o Facebook será sempre um ponto abater pelas letras azuis, vermelhas, amarelas e verdes.



No próximos episódio:
Os anúncios são cada vez mais competitivos entre si. Tanto é nas televisões, nos jornais/revistas como na internet. Continente vs Pingo Doce. O 3ºepisódio da Guerra das estrelas, a não perder.

A GUERRA DAS ESTRELAS - 3ºEPISÓDIO


Como bons consumidores que nós somos que consegue estar à frente da televisão durante o intervalo inteiro sem mudar uma única vez o canal, já devemos ter reparado que não é só a Líbia ou a Síria que estão em guerra. Pela primeira vez na história da caixa a cores e a preto e branco para uns, podemos assistir à guerra entre o vermelho e branco e o verde e preto.
   


1º Ronda


Pingo Doce:
"Zero de incerteza
Zero de insatisfação
Aqui não talão, cartão ou promoção
No Pingo Doce o preço é baixo o ano inteiro
No Pingo Doce vale mais o seu dinheiro
Pingo Doce e venha cá."




Continente:
"Ele há coisas. Então agora andam por aí a dizer que não é bom ter promoções e descontos? Então não é bom? Eu é que não vou em cantigas"


2º Ronda:


Pingo Doce:
"Zero de incerteza
Zero de preocupação
Zero de aumento
O IVA aqui não sobe, não
No Pingo doce o preço é baixo o ano inteiro
No Pingo Doce vale mais o seu dinheiro
Pingo Doce e venha cá"

Continente:
"Eu até gosto de boa música mas prefiro pagar menos. Não pagar IVA, é desconto de 2%, mas o Continente oferece talões de 10%. 10! Qual é a dúvida?"


3º Ronda:

Pingo Doce:
"É verdade que os descontos só servem mesmo para baixar o que está caro e também é verdade que quando se baixa de um lado, tem de se aumentar do outro."

Continente:
"Dizem por aí que os descontos não são uma coisa boa. Mas são e se há dias em que são mais do que outros, isso é sinal de que respeitam o meu dinheiro. Por isso tenho o cartão do Continente e não vou em cantigas."


Após três derradeiras rondas, o Pingo Doce voltou a ganhar pontos com o seu "cocorocó" na 4º Ronda. Com a semelhança de Roberto, o hipermercado ganhou uma vasta clientela sportinguista e portista. 



Próximo Episódio:

Há mais de duas gerações que os canais televisivos estão em guerra, sobretudo quando há um líder de audiências abater. TVI é o elo mais forte assim como a SIC é o elo mais fraco.
Próximo episódio: TVI VS SIC.


DIFERENÇAS ENTRE A TVI E A SIC (A GUERRA DAS ESTRELAS - 4ºepisódio)

TVI:

- Tem três novelas no horário nobre. (que a maior parte dos telespectadores acaba sempre por adormecer)
- As dramas das novelas passa por violações;  fingimentos de mortes para vingar-se do marido três anos mais tarde; alinhamentos a terroristas espanhóis para fazer explodir o carro do ministro espanhol; etc
- Tem à mais de 7 anos, uma série televisiva para os jovens
- Transmite o euro milhões (todas as semanas mais de 15 milhões de euros)
- Transmite todos os anos a gala da academia dos Oscares
- Oferece em todas as épocas festivas muito dinheiro (desde 10 mil até 100 mil euros)
- Copia reality show´s menos conhecidos cá em Portugal (big brother, secret story etc) daí o grande sucesso
- Tem o privilégio de ter um vasto elenco de luxo para a sua ficção nacional
- Sabe distinguir do que hoje é moda e do que amanhã já é história (ao contrário da SIC que ainda continua a fazer a série "Lua Vermelha" dos vampiros)
- Paga contas aos portugueses
- Tem "velhas" que querem sempre assistir ao vivo ao programa da manhã (Você na TV)
- A Daniela Ruah que a SIC adora tanto, começou a sua carreira televisiva na TVI
- Tem a Lili Caneças para comentar a vida social
- Pela primeira vez acabou com um programa devido à SIC




SIC:

- Tem uma apenas novela no horário nobre (com a colaboração claro da TV GLOBO)
- As tramas das poucas novelas passa por roubos de filhas dos outros etc...
- Teve uma série televisiva a fazer concorrência aos MCA, no entanto sem sucesso comprou uma novela brasileira e colocou a fazer concorrencia sem sucesso também)
- Transmite o totoloto (todas as semanas menos de 1 milhão de euros)
- Transmite todos os anos a gala dos Globos de Ouro
- Oferece em todas as épocas festivas muitos carros (desde opel´s até ope´l também - o mais barato claro)
- Copia reality show´s muito conhecidos cá em Portugal (Ídolos, Peso Pesado) que origina pouco sucesso pois comparados com os originais, é uma manta de retalhos mal cosida.
- Rouba o elenco de luxo da concorrência para melhorar a sua ficção nacional
- Dá cartões de sonhos aos portugueses
- Contém o prémio de originalidade aos nomes dos programas da manhã e da tarde, exemplo da "Querida Júlia" e "Boa tarde" (ironia atenção)
- Não tem "velhas" que querem assistir ao vivo à "Querida Júlia" e quem quer é por causa dos 15 euros que pagam.
- Tem a própria Daniela Ruah a fazer a publicidade à série "Investigação criminal: Los Angeles"
- Tem o Cláudio Ramos para comentar a vida social
- Manda bocas à concorrencia com o seu slogan "estamos juntos".
- Tem mais fãs nas paginas oficiais das suas novelas no Facebook do que a TVI
- Conseguiu acabar com o Perfil devido ao grande sucesso da "alta definição"







ATENTADO A PORTUGAL (LISTA NEGRA)

ATENTADO A PORTUGAL (LISTA NEGRA)
Mas quem é que esta gente é para agora meter-se com Portugal?