domingo, 26 de dezembro de 2010

DICIONÁRIO LARANJA

Como ontem e hoje são dias de Natal, todo o mundo reune: Primos, tios, avós, cães, gatos etc.
E que tal antes de jantar, sentarmos na sala da casa da avozinha aborrecidos a ver mails da prima devoradora de gatos?
O novo acordo ortográfico está a chegar e graças aos meus contactos, apresento-vos em primeira mão: a actualização do dicionário laranja:

Natral
Forma que Deus inventou para reunir pessoas nos quais não se viam há 11 meses.

Alevantar
O acto de levantar com convicção, com o ar de 'a mim ninguém me come por parvo!... alevantei-me e fui-me embora!'.


Amandar

O acto de atirar com força: 'O guarda-redes amandou a bola para bem longe'


Assentar
O acto de sentar, só que com muita força, como fosse um tijolo a cair no cimento.


Capom

Tampa de motor de carros que quando se fecha faz POM!


Destrocar

Trocar várias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.


Disvorciada

Mulher que se diz por aí que se vai divorciar.


Entropeçar
Tropeçar duas vezes seguidas.


Êros

Moeda alternativa ao Euro, adoptada por alguns portugueses.


Fracturação
O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa comercial. Casa que não fractura... não predura.


Há-des

Verbo 'haver' na 2ª pessoa do singular: 'Eu hei-de cá vir um dia; tu há-des cá vir um dia...'


Deslarga-me
Palavra que se usa quando um pessoa quer que outra pessoa agarre

Inclusiver
Forma de expressar que percebemos de um assunto. E digo mais: eu inclusiver acho esta palavra muita gira. Também existe a variante 'Inclusivel'.


Treuze
Palavras para quê? Todos nós conhecemos o númaro treuze. 
Isto é a imagem que está no documento do acordo ortográfico que a ministra da educação apresentou na Assembleia.

Sem comentários:

Enviar um comentário


ATENTADO A PORTUGAL (LISTA NEGRA)

ATENTADO A PORTUGAL (LISTA NEGRA)
Mas quem é que esta gente é para agora meter-se com Portugal?